Local: Carcavelos (Mata da Quinta do Junqueiro)
Data: 11 a 21 de setembro de 1950
A situação interna da Associação de Escoteiros de Portugal, contribuiu para que houvesse um interregno entre o VII e o VIII Acampamento Nacional. Só em 1950, seis anos após o Acampamento do Estoril, foi preparado o Acampamento Nacional de Carcavelos, que teve lugar entre os dias 11 e 21 de setembro e reuniu, mais uma vez, escoteiros de todo o país.
Este acampamento coincidiu com a realização em Portugal de 3 importantes reuniões mundiais de escotismo:
· A 2ª. Conferencia Mundial dos Comissários Internacionais (Get-together);
· A Reunião do Conselho Internacional de Escotismo;
· A Reunião da Comissão de Estudos dos Antigos Escoteiros, que viria a ser decisiva para, em 1953, e após a aceitação prévia das duas organizações escotistas internacionais – a OMME e a WAGGs, ser criada a Internacional Fellowship.
O acampamento foi oficialmente inaugurado no dia 13 de setembro, dia do 37.º aniversário da AEP, com um Fogo de Conselho. Joaquim Amâncio Salgueiro Jr. foi o chefe do campo, tendo como adjuntos o EC João Clímaco do Nascimento e o EC João Madeira Leitão.
Estiveram presentes em campo os Grupos da Região Centro: Grupos nºs 1, 2, 5, 9, 13, 53, 79, 85, 94 e 99 de Lisboa, o nº 40 de Setúbal e o nº 93 de Sintra, que chegaram à Qta do Junqueiro a 9 de setembro, começando de imediato a instalação dos seus campos, sob a orientação do seu Chefe Regional, EC Ernesto Clímaco do Nascimento.
No dia 13 de manhã chegou a Região Sul, com os Grupos nºs 6 de Olhão, nº 59 de Tavira, nº 60 de Vila Real de Sto António e nº 77 de Faro, num total de 57 escoteiros, dirigidos pelo EC Francisco Nascimento Pina. No dia seguinte, chegaram os Grupos nºs 4 e 15 do Porto, nºs 44 e 91 de Vila Nova de Gaia, da Região Norte, orientados pelo EC Regional Aníbal Tomás dos Santos. No campo, os serviços médicos estiveram a cargo do Dr. Baltasar Rebelo de Sousa, pai do atual Presidente da República.
No dia 17, o acampamento recebeu a visita do Presidente da AEP, Eng.º Jorge Jardim e dos Comissários Internacionais reunidos em Portugal.
Este AcNac decorreu em clima de amizade e entreajuda, proporcionando atividades e convívio aos cerca de 350 escoteiros presentes, uma participação considerável atendendo à fase de declínio em que a AEP se encontrava.
Fontes:
História dos Escoteiros de Portugal, de Eduardo Ribeiro
Jornal «Sempre Pronto» n.º 66/67 Outubro-Novembro 1950
Regulamento do acampamento
Organização geral do acampamento
Relação do material coletivo e individual
コメント